Frente às denúncias nas redes sociais e nos blogs da cidade, do abandono do Parque da Matinha o Vereador Renan fez no último final de semana uma visita a Secretaria de Meio Ambiente onde foi recebido pelo Secretário Carlos Leôncio que justificou ser os problemas da matinha de responsabilidade das administrações anteriores que não registraram o parque nos órgãos ambientais responsáveis. Com relação ao problema do grande número de urubus a administração estaria resolvendo com o plano de manejo das aves indesejáveis.

Vigas da laje de cobertura danificada com rachaduras
O secretário ainda convidou o edil para ver a cozinha onde fica os alimentos dos animais, momento em que o vereador não emitiu nenhuma opinião sobre o espaço que aparentava preparado para receber visitas. O secretário também se comprometeu a fornecer cópias dos documentos do Parque e o vereador estará buscando este material.
Neste domingo (20) Renan visitou o parque da Matinha para poder emitir opinião sobre o problema. Na visita verificou que verdadeiramente o Parque está abandonado, em alguns lugares o mau cheiro desperta a atenção de grande número de urubus. Observou ainda uma redução muito grande dos animais nos viveiros e nas jaulas, as placas de identificação das espécies das árvores muitas já desapareceram e as poucas que restaram encontram-se em péssimo estado de conservação.
O Edil ao conversar com os visitantes percebeu o sentimento de frustração com a situação do Parque. Alguns perguntavam o motivo do abandono de um patrimônio ambiental tão importante como é a Matinha para a cidade e todo o Estado da Bahia, dada a sua diversidade na fauna e na flora. Foi triste observar ausência de muitas placas de identificação de animais nos viveiros, revelando uma solidão expressada na voz de uma criança que disse: “onde estão os animais?”. A resposta a esta pergunta precisa ser respondida pela administração municipal.

Visível estado de abandono das gaiolas
O Vereador Renan Coelho já esta preparando documento para apresentar na Câmara Municipal de Vereadores na abertura dos trabalhos. Dentre as suas propostas estão a defesa da autonomia administrativa do Parque, a mudança da sede da Secretaria de Meio Ambiente de dentro da Matinha, celebração de convênios com a UESB para a realização de projetos de extensão, elaboração de projetos de educação ambiental via Secretaria de Educação do Município. Esta semana estará entrando em contato com o gabinete do Deputado Federal Daniel Almeida objetivando articular algumas ações para ajudar na solução deste problema. Fonte: Ascom do vereador.

O Parque deverá ser fechado ainda este mês para reforma e só deverá voltar a funcionar num período de 6 meses.
2 comentários:
PARABÉNS RENAN PELA INICIATIVA REALMENTE ALGUÉM PRECISAVA TOMAR PROVIDÊNCIAS E COBRAR DESSAS PESSOAS QUE ETÃO NO PODER ALGUMA ATITUDE
Leôncio deixou a matinha chegar a esse caos e a saida dele é 2.009 eu pego aluno não olho de quem foi eu mostro meu trabalho ele fica procurando saída sem lógica .corja da mutreta.
Postar um comentário